Animais Fantásticos e Harry Potter: qual é a relação entre as sagas?
O pessoal do humorístico “Choque de Cultura” vive dizendo que “filme de Harry Potter, sem Harry Potter é golpe”.
Mas isso deve ser porque o Maurílio (Raul Chequer) não captou muito bem o lugar onde os filmes de Animais Fantásticos se encaixam na saga Harry Potter.
E assim como ele, muita gente ficou surpresa ao descobrir que seria lançada uma sequência de longas mostrando novas histórias do universo cheio de magia e encantamento, criado pela autora J. K. Rowlings, que também assina os roteiros dos filmes pela primeira vez.
Quem vem primeiro: o raio ou a malinha?

A mágica malinha de Newt Scamander
Os filmes de “Animais Fantásticos” são um prequel, ou seja, se passam antes dos acontecimentos da saga do bruxinho.
“Animais Fantásticos e Onde Habitam” é inspirado no livro homônimo de 2001, também escrito pela britânica, que tinha a função de dar aos fãs da série um gostinho de como seria um livro didático de Hogwarts. Ali, fãs e alunos aprendiam mais sobre dragões, fênix, etc.
O universo mágico de Animais Fantásticos nos cinemas

Bruxo novo no pedaço!
Já o filme vai além, e nos conta a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne), aqui ele que é o autor da obra sobre animais fantásticos.
Para escrevê-la, rodou o mundo estudando estas criaturas e, no longa, o encontramos em Nova York, cerca de 70 anos antes de Harry Potter nascer. O filme ganhou o Oscar® de Melhor Figurino.
A sequência traz Newt enfrentando Gellert Grindelwald (Johnny Depp), o primeiro lorde das trevas.

Dumbledore como você nunca viu
E as referências à Harry Potter não param por aí: Dumbledore aparece bem mais jovem (Jude Law), descobrimos que a cobra Nagini também já foi uma mulher, a origem da “varinha das varinhas” e conhecemos o tão citado Nicolau Flamel – criador da Pedra Filosofal.
Por onde começar

Tudo começa com Harry novinho assim
Se alguém ainda tem dúvidas da ordem ideal para assistir aos filmes, aqui vai o veredito: veja na ordem de lançamento. Comece lá em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e veja todos os filmes da saga Harry Potter (confira a ordem correta aqui). Em seguida comece a saga por “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e termine com “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”.
Com essa sequência, você viaja por todas as aventuras de Harry e cia, depois tem o gostinho de pegar as referências mais diversas e descobrir ainda mais conexões entre as duas sagas – que no fim das contas, completam este universo maravilhoso e atemporal de J.K. Rowling.
O que esperar?
Mais três filmes ainda estão previstos para completar esse prelúdio das histórias mágicas de Harry Potter.
O próximo, inclusive, promete ter o Brasil como cenário, mais precisamente a Cidade Maravilhosa. Ainda não se sabe se as gravações vão realmente acontecer em terrar brasileiras, mas fica a ansiedade.